quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PROJETO BALAIO CIRCENSE 2009


O projeto BALAIO CIRCENSE 2009 – Edição Formação, que será realizado em João Pessoa na Paraíba. O projeto objetiva reunir artistas e o público em geral, em torno da valorização e da discussão da cena contemporânea brasileira, com enfoque na prática do circo-teatro.
A cada ano o projeto pretende trazer nas edições novas temáticas pertinentes a prática do circo teatro no País. Nesta primeira daremos enfoque na qualificação de artistas e produtores.
O projeto contará com uma Mesa de Discussão composta pelos professores da Escola Nacional de Circo e Convidados, e pelas oficinas de Técnicas de Aéreo e Técnicas de Solo ministradas pela Escola Nacional de Circo e Gestão Para Autonomia e Produção Cultural ministrada por Flávia Berton componente do Teatro de Anônimo.
Esta iniciativa tem apoio cultural: FUNARTE, SEBRAE, FUNJOPE, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Governo do Estado da Paraíba e FUNESC.


INSCRIÇÕES ABERTAS:

Oficinas de Técnicas de Aéreo e de Solo:

DIAS: 14, 15 e 16 de Setembro
MINISTRANTE: Escola Nacional de Circo (RJ)
LOCAL: Teatro de Arena (Espaço Cultural - FUNESC)
HORA: 9h00 as 12h00 (Aéreo e Solo) / 14h00 as 17h00 (Aéreo e Solo)
PÚBLICO ALVO: Iniciantes ou iniciados nas técnicas circenses
VAGAS: 20 Vagas (Por Oficina)
IDADE: A partir de 14 anos
INSCRIÇÕES GRATUITAS: Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC
Rua: Abdias Gomes de Almeida, 800
Coordenação de Artes Cênicas - (83) 3211-6250
Horário: 13h00 as 18h00


Escola Nacional de Circo (RJ) e Teatro de Anônimo (RJ)
em João Pessoa - PB

Escola Nacional de Circ
o
Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo (ENC) realiza cursos regulares de formação e reciclagem de artistas.
Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha, a ENC reúne em seu corpo docente, profissionais com mais de trinta anos de carreira artística. Alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição.
A Escola Nacional de Circo fica na Praça da Bandeira, nº. 4, no Rio de Janeiro, ponto tradicional de armação de circos no século 19 e início do século 20. Teatro de Anônimo
O Teatro de Anônimo, fundado em 1986, dedica-se à pesquisa técnica e artística no que define de Teatro Popular Circense, com enfoque principal na arte da comicidade, nas técnicas de números aéreos e no universo teatral das festas populares. Com seus espetáculos e números, atingiram até hoje cerca de 1 milhão de espectadores entre Brasil, Espanha, Canadá, Itália, Suécia e Argentina.
A atuação do grupo se dá através de uma dinâmica sistemática de apresentações de espetáculos e números, realização de temporadas, oficinas e participação em festivais. O Grupo é também responsável pela criação, produção e realização do evento Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços que, em suas 5 edições, já reuniu mais de 250 grupos e artistas nacionais e internacionais.
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário