segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FMC vai beneficiar seis áreas artístico-culturais da Capital

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou na manhã desta segunda-feira (14) investimentos da ordem de R$ 1 milhão para o Fundo Municipal de Cultura (FMC). A solenidade de lançamento do edital aconteceu no Centro Cultural São Francisco e contou com a participação do diretor executivo da Funjope, Chico César, de artistas e parlamentares. Em relação ao ano passado o orçamento traz um incremento no valor de R$ 300 mil.

Ricardo destacou o progresso que a cidade vem conquistando nos últimos anos no segmento da cultura. "Quando assumimos em 2005, o Fundo Municipal de Cultura apresentava débitos referentes a 2003. Mesmo no meio dessa crise, com redução do FPM para os municípios, conseguimos ampliar os recursos", disse. "Isso é apenas uma gota d'água diante de muitas ações culturais que estamos desenvolvendo ", completou.

Durante a solenidade, o prefeito fez um balanço parcial das últimas ações da gestão com o objetivo de democratizar o acesso da população à cultura, assim como ampliar os espaços de apresentação dos artistas. "O Centro da cidade não tinha largo. Então, fizemos uma intervenção do Ponto de Cem Réis, uma área que estava degradada. João Pessoa também vai ganhar uma Escola Municipal das Artes, com a revitalização do Conventinho. Teremos ainda a primeira biblioteca municipal no mesmo local. Vamos aumentar o nosso Circuito das Praças e estamos planejando no futuro fazer a Estação de Leitura (nos logradouros)", disse.

Para o diretor executivo da Funjope, Chico César, o Fundo Municipal de Cultura (FMC) é apenas uma das diversas ações que estão sendo implementadas e implantadas pela fundação. "Estamos, por exemplo, nos preparando para um momento importante, que é a Conferência Municipal de Cultura, nos dias 15,16 e 17 de outubro. Será um momento para implementarmos novas políticas públicas para a cidade", afirmou.

FMC 2009 – O financiamento previsto no FMC abrange seis áreas artístico-culturais ( música, dança, teatro, circo, ópera e audiovisual) e tem como objetivo melhor atender a demanda existente na cidade. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (15) até 15 de outubro. De acordo com o edital de nº 01/2009, as inscrições podem ser realizadas pelos Correios ou no Casarão 34, que é uma unidade da Funjope. O prédio fica localizado na avenida Visconde de Pelotas, 34, Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda-feira à sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3218-9708.

O edital será disponibilizado no portal da Prefeitura assim que for publicado no Semanário Municipal. O candidato ao incentivo pode ser pessoa física ou jurídica. É permitida a inscrição apenas de um projeto artístico-cultural. De acordo com a Comissão Deliberativa do FMC, o resultado da avaliação das propostas inscritas será publicado no Portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) e no Semanário Oficial do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário