quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O que é gestão Cultural?

Segundo o dicionário Brasileiro a palavra “Gestão” significa: Ação de gerir alguma coisa; administração, direção. E a palavra “Cultura” tem o seguinte significado: Conjunto de conhecimentos de uma pessoa; Conjunto de características de um povo.Baseados nesses significados apresentamos o curso de Gestão Cultural, o qual tem propostas inovadoras e traz grandes possibilidades e conquistas no mercado de trabalho.Objetiva formar um profissional preparado para enfrentar os desafios da área cultural, setor da economia em franca expansão, mas que carece de profissionais capacitados para atuar na área. O curso também visa a capacitação dos gestores culturais para a promoção e realização de ações culturais, de lazer e de desenvolvimento social, com base em metodologias e ferramentas de conhecimento específicas para tal fim.

O que faz?

O curso técnico integrado em GESTÃO CULTURAL objetiva atuar na promoção de conhecimentos sobre conceitos como sustentabilidade, responsabilidade social, gestão de bens culturais, inclusão social, de forma a contribuir na identificação de demandas e na articulação de soluções locais e regionais.A região metropolitana de Porto Alegre, a despeito dos números e das cifras que o setor industrial produz, ainda carece de respostas para o desafio de desenvolver práticas sociais responsáveis que levem à vivência da cidadania e à melhoria da qualidade de vida dos diversos segmentos da sociedade. Desafio que as instituições de ensino federal precisam enfrentar com urgência e seriedade.

Onde atua?

O campo de atuação do técnico em gestão cultural é, portanto, amplo, consoante a um mundo do trabalho dinâmico e que impõe ao trabalhador o desafio de identificar demandas, compreender tendências e conceitos e atuar de forma criativa, responsável e ética. Com base nas competências adquiridas, o egresso pode elaborar projetos voltados para a organização de ações culturais, de lazer e de desenvolvimento social, coordenar equipes e assessorar coordenadorias de gestão de projetos, com base em metodologias e ferramentas de conhecimento específicas para tal fim. Poderá atuar tanto no setor público quanto na iniciativa privada, nas secretarias de cultura, de educação e desportos, em organizações da sociedade civil, fundações e nos mais diversos órgãos públicos. Sua formação será muito útil nas empresas que desenvolvem projetos de responsabilidade social. Também poderá atuar de forma autônoma na elaboração de seus projetos

2 comentários:

  1. Parabéns Ro, seu blog tá um informativo de boa qualidade. Gostaria de dá uma dica: que tal umas fotografias? Se quiser algumas como: flores, nosso centro histórico, cantores, artes plásticas, paisagens... eu posso ceder pra vc... Pois assim vc não terá problemas com a autoria e divulgação. Só gostaria que vc colocasse os crédito, ou seja, fotografia de Lu Maia. Pode dispor. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana, realmente você foi feliz na tentativa de desvendar pedagogicamente o termo
    Gestão Cultural. Estou realizando um pesquisa sobre a temática e gostaria de alguma sugestão bibliografica.

    Gutemberg (Aluno de Comunicação Social - UFPB)
    EMAIL: gutemlima@gmail.com

    ResponderExcluir