sexta-feira, 25 de junho de 2010

Comitê do Patrimônio Mundial: Delegação brasileira acerta detalhes da 34ª Sessão que será realizada em Brasília

PATRIMÔNIO
Comitê do Patrimônio Mundial: Delegação brasileira acerta detalhes da 34ª Sessão que será realizada em Brasília

O Brasil, por meio do Ministério da Cultura, se prepara para receber a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial que acontecerá em Brasília, no período de 25 de julho a 3 de agosto de 2010. Com esse objetivo, uma delegação brasileira esteve na manhã desta segunda-feira, 14 de junho, em Paris (França), para participar da reunião dos Estados-Partes.
O encontro foi presidido pelo diretor adjunto de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Francesco Bandarin. Contou com a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério da Cultura (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida, e do embaixador do Brasil junto à Unesco, João Carlos de Souza-Gomes.
Coube ao diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Dantas apresentar informações aos representantes dos Estados-Partes sobre a cidade e o evento que está sendo organizado pelo governo brasileiro. A apresentação continha dados sobre Brasília, local do evento, além da solenidade de abertura, agenda social e cultural, e outros informes de interesse como as excursões turísticas que poderão ser realizadas após a 34ª Sessão, especialmente para visitas aos sítios brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
A agenda cultural incluirá visitas às exposições Lucio Costa - Arquiteto, no Museu do Conjunto Cultural da República; Paisagem construída: Burle Marx e Niemeyer, no Palácio do Itamaraty; Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar (1549 a 2010), no Congresso Nacional; e Bem do Brasil, no Palácio do Planalto.
Comitê do Patrimônio Mundial - Criado pela Unesco em 1972, é uma instância intergovernamental voltada para a proteção do patrimônio cultural e natural de valor universal excepcional, que congrega 21 representantes de países participantes, eleitos pela Assembleia Geral da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural.
Saiba mais no site do Comitê do Patrimônio Mundial.
(Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário