sexta-feira, 18 de março de 2011

COMEÇA NESTE DIA 19 DE MARÇO O SÃO JOÃO RURAL DO VALE DO GRAMAME

VI São João Rural do Vale do Gramame começa com a 6ª Caminhada de São José e uma programação cultural de fortalecimento a cultura popular.



No sábado, dia 19 de março, acontece a 6ª Caminhada de São José, o santo padroeiro dos agricultores do Vale do Rio Gramame, que neste ano aborda o tema Paz, Ecologia e Espiritualidade. Apesar de envolver santos católicos, a caminhada tem características ecumênicas, recebendo outras crenças religiosas, aceitando a espiritualidade de cada um e o desejo de todos de se unirem em torno da fé em dias melhores.

O cortejo tem início na comunidade de Engenho Velho, de onde parte, às cinco da manhã, com o seu padroeiro São Vicente de Paulo, mas vai ganhando adeptos de outras comunidades do Vale do Gramame que se agrupam à caminhada com seus respectivos santos protetores. Ao passar pela comunidade de Colinas do Sul, o cortejo recebe sua padroeira Nossa Senhora Aparecida. Mais adiante, no conjunto Gervásio Maia, Santo Expedito se incorpora à caminhada com seus devotos que se somarão aos moradores do bairro de Gramame com sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Enquanto isso, a comunidade de Mituaçu traz seus padroeiros São Severino e São Sebastião, que se encontram com os demais caminhantes na bela Ponte dos Arcos, às margens do sofrido Rio Gramame, onde é celebrada uma celebração em nome da paz e em louvor às famílias que vivem sob as bênçãos de suas águas.

O respeito à vida, à natureza e à liberdade de manifestar a espiritualidade são a tônica deste evento religioso coberto de grande beleza, fé e sensibilidade.

Em todo o seu percurso, a Caminhada de São José é acompanhada por carroceiros de burro, com suas carroças delicadamente enfeitadas e carregadas de sementes de milho, que são distribuídas aos caminhantes, simbolizando o desejo que todos os agricultores têm pela fertilidade do Vale do Rio Gramame, através da luta pela revitalização de suas águas e fortalecimento de seu ecossistema.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A noite a partir das 19h no bairro Engenho Velho, será na ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO ENGENHO VELHO, ao lado da igreja católica São Vicente de Paulo, teremos apresentações culturais de coco de roda, ciranda com LIA DE ITAMARACÁ, Paratibe em Ação e Cirandeiros do Vale do Gramame.

Para chegar ao local: se for de ônibus pegar a linha 103 Gramame, se for de carro pegar a estrada sentido Recife entrar no retorno à esquerda nas imediações da Mansuá, onde tem a entrada para o Bairro do Engenho Velho.

O evento é uma realização da Escola Viva Olho do Tempo – EVOT, Fórum Agenda 21 – Baixo Gramame, Funjope e Igrejas locais.



Apoio: MOVPAZ,Grande oriente do Brasil e APCF.

Um comentário:

  1. Foi muito bom participar deste evento, espero que nossas comunidades estejam sempre fazendo este intercâmbio cultural. Seria interessante q atualizassem o site do viva olho do tempo. Ps.: você tem imagens da festa?

    ResponderExcluir