domingo, 22 de agosto de 2010

SESSÃO ESPECIAL EM JOÃO PESSOA - AÇÃO GRIÔ NACIONAL

Os mestres, mestras, griôs e aprendizes da Ação Griô Regional Ventre do Sol convidam todos a participarem de Círculo de Diálogos sobre a Lei Griô Nacional na sessão especial da Câmara Municipal de João Pessoa. Facilitada pela Escola Viva Olho do Tempo - Articuladores da Regional Ventre do Sol Ação Griô Nacional - junto com a mestra Doci Gomes. Vamos dialogar sobre instituição e mobilização da lei de iniciativa popular – Lei Griô – para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.


Dia 24 de Agosto - terça- feira
Horário: às 15h00
Local: Câmara Municipal de João Pessoa, Av. Trincheiras – Centro – João Pessoa - PB

Venham participar conosco dessa construção. Caso não possam estar de corpo presente, ajudem-nos a divulgar esta ação acesso o site www.acaogrio.org.br

Mais informações: 83 3220.1138

APOIO: FUNDAÇÃO DE CULTURA DE JOÃO PESSOA - FUNJOPE
              SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JOÃO PESSOA - SEDEC


Quem semeia a paz só vai colher o amor, vamos meu povo assinar a lei griô.

ASSISTA O VIDEO SOBRE A AÇÃO GRIÔ NACIONAL

http://www.youtube.com/watch?v=2fYbVx9KDEI

NO BRASIL a palavra griô se refere a todo(a) cidadão(ã) que se reconheça e/ou seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como: um(a) mestre das artes, da cura e dos ofícios tradicionais, um(a) líder religioso(a) de tradição oral, um(a) brincante, um(a) cantador(a), tocador(a) de instrumentos tradicionais, contador(a) de histórias, um(a) poeta popular, que, através de uma pedagogia que valoriza o poder da palavra, da oralidade, da vivência e da corporeidade, se torna a biblioteca e a memória viva de seu povo. Em sua caminhada no mundo, ele(a) transmite saberes e fazeres de geração em geração, fortalecendo a ancestralidade e a identidade de sua família ancestral e comunidade. São exemplos das griôs e dos griôs no Brasil: congadeiro(a), jongueiro(a), folião(ã) dos reis, capoeira, parteira(o), zelador(a) de santo, erveira(o), caixeiro(a), carimbozeiro(a), reiseiro(a), tocador(a) de viola, sanfoneiro(a), rabequeiro(a), cirandeiro(a), maracatuzeiro(a), coquista, marujo, artista de circo, artista de rua, bonequeiro(a), mamulengueiro(a), catireiro(a), repentista, cordelista, pajé, artesão(ã), e fazedores(as) de todas as demais expressões culturais populares que se desenvolveram e SE TRANSMITEM POR UMA TRADIÇÃO ORAL

--

Rosana Figueiredo Pinto
Produtora Cultural
83 8892-7520/3226-1941
skype rosana.figueiredo72

PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO NA PEDAGOGIA GRIÔ

A Coordenação da Ação Griô Regional Pontão Ventre do Sol, através da Escola Viva Olho do Tempo, convida para a abertura do Primeiro Encontro de Formação na Pedagogia Griô.


Na ocasião, será realizada a roda griô com a participação dos mestres, mestras, griôs, crianças, adolescentes e educadores/as do Vale do Gramame, além de representantes de entidades e instituições parceiras.

Local: Escola Viva Olho do Tempo/ Rua Telegrafista Geraldo Fagundes, 10 - Gramame (Seguindo pela rua do SESC GRAVATÁ)


(3220-1138)

Data: 23/08/2010 (próxima segunda-feira)

Horário: 15h