quinta-feira, 18 de março de 2010

O GRUPO EXPERIMENTAL CENA ABERTA APRESENTA A SAGA DE ZACARIAS


GECA TRAZ UMA COMÉDIA POPULAR: A SAGA DE ZACARIAS PARA A PRAÇA DA AMIZADE, NO RANGEL ÀS 18H DO DIA 20 DE MARÇO DE 2010.

A SAGA DE ZACARIAS, uma comédia popular, estará se apresentando neste dia 20 de março de 2010 na praça da Amizade no Bairro do Rangel, às 18h00. Contemplado com o Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa e com o apoio do SEBRAE PB e Ótica 2 de fevereiro, o GECA – Grupo Experimental Cena Aberta, trará a peça teatral de A SAGA DE ZACARIAS, de Aglaé Fontes e Direção de Marcos Pinto, com o elenco de atores Ana Raquel Apolinário, Ângelo Guimarães, Francijane Cavalcanti, Jocerlan Silva e Robertânia Barros.

A Saga de Zacarias, é um conto popular que conta a história do homem que quis enganar a morte convidando-a para ser sua comadre, reinventado toda a estória, criando uma trama divertida, matuta e burlesca, que revela a astúcia do homem sertanejo para ganhar a vida, enganar o diabo e a morte.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO – A SAGA DE ZACARIAS

2007
Agosto
Estréia no teatro Santa Roza – João Pessoa - PB

Projeto Boca da Noite – Sesc – João Pessoa -PB

Novembro
Projeto Aldeia SESC da Cena Contemporânea

Festival Estadual Cajazeirato – Cajazeiras –PB

Prêmios recebidos durante o Cajazierato

Melhor espetáculo
Melhor Direção (Marcos Pinto)
Melhor Ator (Tardely Lima)
Melhor Atriz (Fancijane Cavalcante)
Melhora Ator Coadjuvante (Daniel Porpino)
Melhor Sonoplastia (Castelo de Chuchurumel)

2008
Junho
Temporada no Teatro Ednaldo do Egyto

Projeto Ato Compacto BNB – Sousa – PB

Julho
Inauguração do Teatro Fênix (Mamanguape – PB)

Agosto
Projeto Caminhos do Frio – SESC – Alagoa Grande – PB

XIV Mostra de Teatro e Dança – João Pessoa – PB
Prêmios: 2º Lugar – Direção (Marcos Pinto),
Dramaturgia (Aglaé Fontes)
e Ator (Jocerlan e Silva)

Setembro
V Mostra SESC Ariús de Teatro de Rua – Campina Grande – PB

Outubro
Projeto Outras Falas – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

HISTÓRICO GECA (Grupo Experimental Cena Aberta)
Marcos Pinto – Fundador e diretor artístico
Depois de uma pesquisa de cinco anos com o PIANE (Projeto de Integração de Atores do Nordeste), onde representava a Paraíba, trabalho com profissionais do erutido e do popular, ligados a dramaturgia como: Carlos Newton e Racine Santos (RN), Ronaldo de Brito (PE), Lourdes Ramalho (PB), Aglaé Fontes (SE), Oswald Barroso e Erotilde Honório (CE). Vivenciou diretamente com os mestres da tradição popular, dançando e cantando em seus terreiros, tais como : Mestre Salustiano (PE), Mestre de Sabau (SE), Mestra Ilda (AL), entre outros.
Em 2003, numa temporada em João Pessoa, Marcos Pinto cria o GECA, onde dirigiu os seguintes espetáculos:

2003
Giomar, a filha da mãe..
Dramaturgia: Lourdes Ramalho – onde dirigiu e atuou. O espetáculo ficou em 2º lugar na XI Mostra Estadual de Teatro e também ganhou o prêmio de melhor ator e dramaturgia.


2004
Tão Longe
Exercício dramático com poesias modernistas

2005
Presépio Mambembe
Dramaturgia: Lourdes Ramalho – O espetáculo participou da XIII Mostra Estadual de Teatro, onde ganhou os seguintes prêmios:
1º lugar – dramaturgia, direção, ator, atriz, cenografia e figurino

2007
A Saga de Zacarias
Dramaturgia: Aglaé Fontes – estreou em agosto no Teatro Santa Roza

Cordel de Retalhos
Colagem de três textos de Lourdes Ramalho.
Estreou em setembro no Árius – IV Festival de Rua de Campina grande.

SÃO JOÃO RURAL NO VALE DO GRAMAME

Começa neste sábado São João Rural do Vale do Gramame



Um dia inteiro de festa vai marcar a abertura do 5º São João Rural do Vale do Gramame. O evento começa neste sábado, 20 de março, com a tradicional Caminhada de São José, às 5h da manhã, e só termina no mês de julho, com o encerramento do ciclo junino. Além da caminhada, a programação deste sábado inclui passeios de carroça pelo Vale do Gramame, apresentação de quadrilhas juninas e forró pé-de-serra.
A Caminhada de São José contará com a participação dos fiéis de todas as capelas localizadas no Vale do Gramame. Doci Gomes, coordenadora do evento, explica que por volta das 5h da manhã as imagens dos santos padroeiros das várias comunidades da região sairão em cortejo de suas igrejas e serão conduzidas em carroças decoradas até à Ponte dos Arcos, no Rio Gramame, para o encontro de todos os santos. Em seguida haverá uma missa campal encerrando a programação da manhã.
À tarde, a partir das 16h, estão previstos passeios de carroça pelo Vale do Gramame. A programação vai se estender até o final da noite, com a apresentação de várias quadrilhas juninas tradicionais, de cirandeiros e muito forró pé-de-serra.
O São João Rural do Vale do Gramame é uma iniciativa da ONG Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). A entidade sem fins lucrativos e sem direcionamento político-partidário ou religioso. Atende regularmente a 120 crianças e adolescentes do Vale do Gramame, uma região de 14 quilômetros de extensão, localizada na zona rural de João Pessoa, formada pelas comunidades de Gramame, Engenho Velho, Mituaçu e os recém-criados conjuntos habitacionais Colinas do Sul e Gervásio Maia. Com apoio cultural da FUNJOPE, STTRANS, SECOM, SEDES, SEDURB, SEINFRA, ANTARES PUBLICIDADE, SEBRAE, CONSELHO POPULAR DO GERVÁSIO MAIA, PARTICIPAÇÃO DAS IGREJAS: São Vicente de Paulo, Nossa Sra. da Conceição, São Severino, Nossa Senhora de Fátima, e Santo Expedito.

E não para por aí, o São João Rural do Vale do Gramame vai até Julho. Dando continuidade ao circuito, nos dias 17 de abril e 22 de maio acontecerão festejos nas comunidades de Gramame e Mituaçu, respectivamente. Mas o maior festejo será no mês de junho, para comemorar Santo Antônio, uma festa para comemorar o dia dos Namorados no dia 12 e o São João no dia 24 na comunidade Gramame e São Pedro dia 29, o encerramento acontecerá na comunidade de Mituaçu, no dia 24 de julho.


Mais informações:

Docí Gomes – 3220.1138/ 8726.9018/8838.1129
Edilma Mota – 8841.3580
Rosana Figueiredo – 8892.7520


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

5h00 - Caminhada de São José – percurso 3km
Concentração para a Caminhada pelo Vale do Gramame

5h30 - Saída de todos os fiéis da igrejas do Vale do Gramame com o cortejo a seu santo padroeiro (Colinas do Sul, Gervásio Maia e Ceape, Portal do Colinas, Gramame, Mituaçú e Vale do Gramame).
* Os santos vão ser levados a missa campal através de carroças decoradas.

9h30 - Encontro de todos os santos na Ponte do Rio Gramame - Missa Campal

16h00 - Passeio de carroça pelo Vale do Gramame – origem: Entrada do Vale

17h00 - Apresentação de quadrilhas infantis
Chã de Cotia

18h00 - A fogueira

19h00 - Abertura oficial com o cerimonial integrando Mestra Griô Poeta Judite Palhano e patrocinadores.

19h30 - Apresentação das quatro quadrilhas do Vale do Gramame, com recepção da quadrilha Fazenda Chã de Cotia

22h00 - Show